Hoje o coworking é um importante modelo de negócio em que as pessoas ou profissionais dividem um mesmo ambiente de trabalho e possibilitam uma maior interatividade e troca de experiências e até mesmo de clientes, ou seja, o famoso networking.

No modelo de negócio moderno e a busca por espaços compartilhados no Brasil vem crescendo principalmente por conta de aspectos que levam a interação entre as áreas de tecnologia e soluções de mercado voltado à busca de resultados e aumento na execução de serviços de design, consultoria, desenvolvimento, e entre outras áreas que possam ser de referência para o compartilhamento de conhecimento.

No ambiente de coworking é possível compartilhar além das despesas fixas de locação, energia, agua, serviços de internet e espaços como banheiros, copa, cozinha, salas de reunião, salas de treinamento.

Mas posicionando o coworking para o mercado, podemos dizer que é um modelo de negócio inovador, sendo importante destacar o seu conceito, pois, não é só em abrir um coworking e colocar qualquer pessoa ou profissional dentro de um espaço compartilhado. Trata-se de uma cultura ou até mesmo um objetivo que será implementado para que todos os envolvidos no ambiente estejam alinhados as ideias e o que ele proporciona de agregador.

Além do envolvimento e do alinhamento, é necessário utilizar um conceito bastante avançado de convivência entre quem esta no dia-a-dia, quem participa e quem interage, afim de criar respeito aos que estão inseridos no ambiente, independente da forma como pensa, age ou se comporta e suas ideologias, conceitos, pensamentos, diversidade e pluralidade.

O coworking potencializa os negócios envolvidos, pois é uma excelente oportunidade de criar ideias, compartilhar, ouvir um feedback, se experimentar e desafiar os conceitos de convivência e relacionamento compartilhado no espaço além claro de incentivo, rede de contatos, desenvolvimento, prospecção e oportunidades diversas para melhoria do negocio e relação com o mercado. E da valorização do negocio em um ambiente coorporativo cercado de soluções e benefícios agregados a um mix de soluções é fundamental para ampliar o alcance dos negócios.

As inúmeras vantagens elencadas se diferenciam em quem busca algo mais isolado e com custos mais elevados, pois um bom espaço corporativo gera benefícios de imagens e conceitos agregados a valores na hora da execução de um serviço ou venda de um produto.

Para estar e ser alguém no ambiente atual e corporativo, sozinho não levam á lugar algum sem um compartilhamento de ideias e conceitos que juntos são mais fortes e inspiradores. Só assim os novos negócios sobreviveram a nova realidade de mercado e paradigmas serão superados para evoluir no mundo moderno e atualizado.